sábado, 19 de maio de 2012

Timor assistiu hoje à tomada de posse do seu quinto Presidente da República o terceiro, com Timor Independente.
Taur Matan Ruak ex. guerrilheiro e ex.chefe de Estado Maior das Forças Armadas Timorenses, fez o juramento de respeitar a constituição numa plateia onde figuraram convidados de todo Mundo, destacando-se a presença do Presidente Português, Cavaco Silva, Ministro dos negócios Estrangeiros Paulo Portas, Presidente da Indonésia e outros representantes da CPLP.

No discurso de despedida Ramos Horta realçou os momentos difíceis da sua presidência, agradeceu aos heróis Timorenses , mortos em combate e lamentou não ter conseguido no seu mandato fazer aprovar uma amnistia que fizesse regressar ao Pais os ex. integracionistas, Taur foi o vencedor das últimas eleições presidências de 16 de Abril último, vencendo na segunda volta Francisco Guterres

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Primeiro-Ministro deposto da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior apontou hoje o dedo à CEDEAO(Comunidade dos Países da África Ocidental)acusando-a de ceder as chantagens dos golpistas que tomaram o poder a 12 de Abril num golpe de estado que o afastou do poder em Bissau.
Foi num encontro com a comunidade Guineense radicada em Lisboa, que ao lado do Presidente Interino Raimundo Pereira, do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, também exilado em Lisboa que Carlos Gomes Júnior acusou os golpistas de oportunismo e alguns Partidecos, de quererem alterar a ordem constitucional do Pais.

O Primeiro Ministro e o Presidente da Republica, recusaram-se a reconhecer o novo governo a quem acusam de falta de legitimidade, recorrendo à constituição do País"O Presidente interino , não pode nomear um novo Primeiro Ministro, está na constituição"disse .

Debaixo de aplausos o Primeiro-Ministro fez um resumo da sua governação recorrendo a estatísticas, dizendo que a Guiné-Bissau, era o Pais com maior crescimento económico no Golfo da Guiné, Cadogo disse ainda ter sido informado com antecedência de que o golpe iria decorrer, pois como Primeiro-Ministro, chefiava os serviços de Informação, tendo sido instado por Embaixadores de Países amigos a abandonar a sua residência o que disse recusei e esperei por eles.Visivelmente emocionado o Primeiro-Ministro da Guiné descreveu a forma como os golpistas lhe assaltaram a casa, destruindo o seu interior, informando que ofereceu resistência, o que levou os golpistas a usarem armas pesadas para o desalojarem.Em relação a actuação da CPLP, Cadogo elogiou a acção dos parceiros, pedindo que mantenham a pressão sobre a Comunidade Internacional  para que a legalidade seja reposta o mais breve possivél.

Cadogo descreveu ainda os dias em que ele e Raimundo Pereira, estavam prisioneiros, com humor e revelou que partilhavam a cela com ratos e que quando era visitados pela Cruz Vermelha os Golpistas vestiam-os a rigor, para que parecesse que estava tudo normalizado.No Final debaixo de vivas o presidente Raimundo Pereira repetiu o apelo à comunidade Internacional, realçando o papel de Portugal e Angola agradecendo todo o apoio destes dois países à Guiné e ao seu povo.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A reunião com os embaixadores da CPLP foi o final de um dia de audiências que levaram Raimundo Pereira e Carlos Gomes Júnior, aos Palácios de Belém e São Bento, onde estiveram reunidos com Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho respectivamente.Na CPLP Raimundo Pereira recordou que é o Presidente Interino não tendo renunciado ao cargo, considerando ilegais todas as medidas tomadas pelo presidente indigitado pelos militares e CEDEAO.
No final da reunião Carlos Gomes Júnior foi o (alvo) dos jornalistas, confrontado com a tomada de posse hoje em Bissau do novo Primeiro Ministro que vai liderar um governo de transição,Cadogo disse não compactuar com situações ilícitas, quanto a situação actual o Primeiro Ministro deposto, disse confiar nas instituições como a CEDEAO, CPLP, Governos de Portugal, Angola e restantes países Lusófonos, apelando mais uma vez à reposição da normalidade.

Quanto a sua permanência em Portugal os dois governantes disseram esperar que não seja prolongada, acreditando que a Guiné deverá voltar a normalidade constitucional em breve.
Foi em apoteose que Carlos Gomes Júnior e Raimundo Pereira, foram recebidos por uma centena de Guineenses que se concentraram à porta da CPLP, ao saberem da presença dos governantes depostos no interior do edifício.

Enquanto os dois governantes Guineenses estavam reunidos com os embaixadores da CPLP a acertar a estratégia da comunidade de Povos de língua portuguesa para resolver a crise criada com o golpe de estado de 12 de Abril, cá foram eram gritadas palavras de ordem como "Abaixo os militares"," Cadogo amigo o povo está contigo".
No Fim da reunião Raimundo Pereira e Carlos Gomes Júnior vieram saudar os compatriotas um momento emocionante e de muita confusão.


Já estão em Portugal o Primeiro-Ministro e o presidente depostos da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior e Raimundo Pereira respectivamente.


À chegada a Lisboa esta manhã os dois governantes Guineenses, reafirmaram o seu empenho em regressar à Guiné-Bissau e reestabelecer a ordem constitucional,instados sobre o tempo de estadia em Portugal, ambos reafirmaram que pretendiam ficar por cá o tempo necessário para reestabelecer a legalidade democrática, no seu Pais, neste primeiro dia em Portugal os dois políticos já estão a estabelecer contactos oficiais, neste momento estão em Belém com Cavaco Silva, ainda hoje serão recebidos pelo Primeiro Ministro de Portugal Pedro Passos Coelho e ao fim do dia estarão juntos numa conferencia de imprensa conjunta, na CPLP em Lisboa. 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Filme "Festa de Quintal" do realizador Angolano Corean Du(Zédu dos Santos, estreia amanhã à noite no penúltimo dia do Festin-festival Itinerante da lingua portuguesa.

Este é um documentário de 40 minutos, que debate a teatralidade angolana, num trabalho onde foram entrevistadas figuras ilustres da música, dança e teatro, músicos como Yuri da Cunha, Carlitos Vieira Dias, Filipe Zau e Lina Alexandre, o critico cultural, Jomo Fortunato, a Coreógrafa e pesquisadora de dança, Ana  Clara Guerra Marques a professora de dança Marie Vancol entre outras figuras proeminentes da cultura e Teatro de Angola.

Corean Dú(Zedú dos Santos) estará presente, o documentário terá inicio as 22horas mais logo no cinema São Jorge em Lisboa, apareçam.


sexta-feira, 11 de maio de 2012

O malogrado actor brasileiro Jardel Filho, foi o homenageado do segundo dia do festin-Festival Itinerante da língua portuguesa que decorre no cinema São Jorge em Lisboa.

Depois da exibição de um dos filmes de maior sucesso em que Jardel Filho participou" Pixote, a lei do mais fraco" do realizador Hector Babenco  o actor foi homenageado numa cerimónia conduzida pela

actriz e apresentadora Izilda Mussuela, contando com a presença da actriz Bárbara Paz, esposa do realizador Hector Babenco e da filha do actor, Adriana Boscoli.

terça-feira, 8 de maio de 2012


É já amanhã que tem inicio o Festin- Festival Itinerante da lingua Portuguesa.
Nesta terceira edição o Brasil é o Pais homenageado, ao País irmão será dedicada uma mostra cinematográfica que se subdivide em longas e curtas metragens o Festin 2012, abre com a estreia em Portugal do filme VIPS, protagonizado pelo actor Wagner Moura(Tropa de Elite) amanhã às 21h30 e encerra com a estreia de Amanhã Nunca Mais, de Tadeu Jungle, com Lázaro Ramos e Maria Luisa Mendonça no elenco.

Esta noite a galeria Espaço Arte Livre recebeu os convidados do festival, como a actriz Bárbara Paz ou o famoso escultor Brasileiro Marcos Marin,que assinou o troféu do festival na festa de abertura do Festin.

Marcos Marin, que já retratou várias figuras portuguesas como Luis Figo, Amália Rodrigues, Fernando Pessoa entre outras é desde 2006, o Pintor oficial do Palácio Real do Mónaco


Programa FESTin

sábado, 5 de maio de 2012


Lisboa, 05 mai (Lusa) - Os chefes da diplomacia da CPLP pediram hoje ao Conselho de Segurança da ONU sanções dirigidas aos golpistas na Guiné-Bissau e demarcaram-se de qualquer solução que desrespeite a Constituição do país.

Em comunicado no final de um conselho de ministros extraordinário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizado hoje, em Lisboa, os responsáveis lusófonos apelam ao Conselho de Segurança da ONU para que "imponha sanções direcionadas a militares e civis implicados no golpe de Estado" de 12 de abril na Guiné-Bissau.

A CPLP apoia também as "medidas restritivas recentemente adotadas pela União Europeia contra militares guineenses e as sanções da CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental]".

O documento hoje aprovado por unanimidade foi lido por Georges Chicoti, ministro das Relações Exteriores de Angola, que detém a presidência rotativa da CPLP, e recorda os compromissos estabelecidos na ONU e União Africana (UA), "quanto ao acesso ao poder por meios não constitucionais".

Segundo os ministros lusófonos, "qualquer outra via constituiria um desafio à autoridade do Conselho de Segurança das Nações Unidas", bem como "uma flagrante violação do princípio de 'tolerância zero' da UA e da CEDEAO".

Uma solução para a crise guineense não prevista na Constituição, segundo o comunicado, seria "um perigoso precedente com o qual a CPLP não se compromete".

sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Mundo do Futebol principalmente o Africano ficou mais pobre esta noite.
Rashid Yekini, mas conhecido no mundo do futebol como Yekini, faleceu ontem, segundo o jornal desportivo português A Bola.
Com 48 anos, natural da Nigéria Yekini foi um dos jogadores mais marcantes do Vitória de Setúbal onde foi apelidado de Deus Negro, a par do Angolano Jacinto João, Yekini é uma das lendas vitorianas
Mas não foi só em Portugal que Yekini deu cartas depois de se sagrar o melhor marcador do futebol português na época 93/94 com 34 golos o Nigeriano passou por treze clubes durante a sua carreira que durou 23 anos. lendárias foram também as suas prestações pela Selecção Nigeriana,Yekini marcou o  primeiro golo da sua Selecção,no Mundial de Futebol dos Estados Unidos,numa das primeiras presenças da Nigéria num mundial de Futebol,
Yekini teve duas passagens pelo Vitória de Setúbal, entre 1990-94 e regressou a Setúbal em 1997, para cumprir somente uma época. Yekini faleceu ontem segundo a imprensa Nigeriana de doença neurológica.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Fórum da Diáspora para o Dialogo e desenvolvimento da Guiné-Bissau foi apresentado, esta tarde em Lisboa. Reunindo vários quadros Guineenses na Diáspora e várias associações Guineenses em Portugal o Fórum apresenta-se como uma plataforma para promover o dialogo entre a sociedade civil,igreja e militares.

O Fórum revelou ainda que pretende angariar investimento público e privado, para contribuir para o desenvolvimento da Guiné-Bissau, ajudando ainda à mobilização de recursos humanos e materiais para a reconstrução do Pais.


O Fórum condenou ainda a interrupção da ordem constitucional apelando ao reestabelecimento imediato das ordem e a conclusão do processo eleitoral interrompido com o golpe de 12 de Abril último,o Fórum apelou ainda a CEDEAO, para que inclua a CPLP no quadro das negociações de Paz, por forma a facilitar a resolução do conflito entre as partes.