domingo, 6 de outubro de 2013

Xanana leva delegação Timorense a Bissau

O Ex.Presidente de Timor-Leste Herói da libertação Timorense e actual Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, iniciou este Sábado uma visita oficial à Guiné-Bissau.
Acompanhado pelo líder da oposição e Secretário Geral da Fretilim, Mary Alkatiri, Xanana deslocou-se a GB no âmbito do Grupo G7 + organização que reúne 18 países frágeis ou em situação de pós conflito, entre os quais se incluem  Timor-Leste e a Guiné-Bissau. Ultimamente, Timor-Leste está a ajudar a implementar em Bissau o novo recenseamento,  financiando ainda alguns investimentos, tudo com o patrocínio de Ramos Horta o representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau.
Neste primeiro dia de visita a Bissau, Xanana foi agraciado com o diploma da amizade e solidariedade a mais alta condecoração do estado Guineense, Diploma entregue pelo Presidente interino Serifo Nhamadjo numa cerimónia no palácio da República, depois seguiu-se um encontro de uma hora, entre os dois políticos e Mary Alkatiry no palácio da República.
Nos próximos dias a delegação Timorense terá encontros com a direcção dos principais partidos politicos e as chefias militares Guinieenses, na sua chegada a BissauXanana Gusmão disse à imprensa que a sua presença se inclui na cooperação entre os dois paises.

Sem comentários: