domingo, 29 de abril de 2012

                                                
Moçambique  prepara-se para a VIII edição do festival de Música de Maputo.
A Começar no próximo dia 4 de Maio até dia 11, tem este ano no Ballet o seu ponto forte, serão 8º dias de concertos e espectáculos que vão preencher a agenda  deste que é já uma referência cultural em Moçambique.

Filipa Castro

Organizado pela associação Kulungwana, este ano o Festival de Música de Maputo decidiu homenagear Ruth First, jornalista e antropóloga sul-africana, militante do ANC, que foi directora de pesquisa do Centro de Estudos Africanos de Maputo (CEA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) assassinada em Maputo pelos serviços secretos Sul-Africanos.
O ballet que caracterizará esta VIII edição trará artistas de renome, nomeadamente Carlos Pinillos e Filipa Castro, os bailarinos principais da Companhia Nacional de Bailado de Portugal, e trechos, de “West Side Story” (Amor sem Barreiras), o musical dos anos 1950 inspirado no “Romeu e Julieta” de Shakespeare, no original e único contexto africano. O director e coreógrafo desta produção de Broadway é Greg Ganakas, que já trabalhou com entusiasmo e com valentia com estudantes e cantores moçambicanos na mise-en-scène de “Porgy and Bess”, em 2010. A performance proposta em Maputo chama-se “Something’s coming”.
Um concerto especial será dirigido por quatro músicos moçambicanos, nomeadamente Kika Materula, Moreira Chonguiça, Feliciano Castro e Luka Mukhavele, numa sessão musical com os artistas convidados, criarão uma orquestra única e certamente inesquecível.
Luka Mukavele

Esta apresentação será o pontapé de saída para uma edição que se quer memorável tanto pela classe dos músicos como pela adesão do público, que certamente aderirá a esta homenagem a uma ilustre personagem da história da África do Sul, de Moçambique e da África Austral.

                                                                                                                 


Sem comentários: