domingo, 9 de novembro de 2008

Só os Nomes

Cá estou eu de novo a enviar mais uma crónica de Macau, antigo território Português na China.
Quando em 1999 Portugal entregou Macau ao governo Chinês, Portugal conseguiu manter a nossa língua como a oficial no território, o que na altura foi considerado uma grande vitória da diplomacia de Lisboa, mas afinal tudo não passa de uma utopia(Agora vocês dizem lá está o gajo a deitar abaixo)e estou, mas com verdade, aqui ninguém fala Português a não ser os portugueses que aqui vivem, ou as comunidades Africanas de expressão portuguesa ou Brasileiros, no hotel onde me encontro na ilha de Taipa ninguém fala Português, nos Restaurantes algumas ementas são em português mas os empregados nada entendem, aqui só os nomes das ruas nos lembram que Portugal já cá esteve de resto mais nada, vejo rrua Vasco da Gama, Dr.Mário Soares, Governador lbano de Oliveira e pouco mais.No futebol que liga Portugal ao paises de expressão portuguesa, ninguêm liga ao Benfica, Sporting ou FCP, mas se perguntarmos a alguêm se conheçe o Chelsea(aliás estou hospedado no hotel onde jogou na pré-época a equipa de Felipão).
A comunidade portuguesa, até por circunstâncias económicas está a crescer aqui no território e é imperativo que Lisboa tome medidas para que o Português seja de facto a lingua oficial neste território até porque no actual contexto esta pode ser uma base de negócios dos nossos empresários uma rampa de lançamento para a grande China aqui mesmo ao lado.

1 comentário:

Cidadão do Mundo disse...

Camarada,..mas isso sempre foi assim,..os chinocas de Macau nunca falaram português,....!