terça-feira, 4 de novembro de 2008

Visto do Oriente

Estou a escrever-vos de Macau em pleno hotel depois de saborear um belo caril num restaurante local onde logicamente os pratos principais são chineses.
Era o único não chinês no dito restaurante, quase tasca, que despertou alguma curiosidade nos locais diria mesmo simpatia o que me deixou intrigado devido à fama de arrogantes e pouco amistosos, que os chineses carregam à já vários anos.
Pura invenção, mas de um momento para outro eu percebi qual o motivo de tanta simpatia para comigo, não me conhecem da Televisão(risos) mas é por causa dela e ao olhar para a caixa que mudou o mundo reparo na figura que está a provocar sensação, era ele Barach Obama.Também aqui o Senador do Illinois conta com uma enorme facha de fãs eles agitam-se, tocam-se e riram-se ao vê-lo na TV, levantam o polegar em minha direcção em jeito de solidariedade o que me deixou no centro do barulho ou seja o homem do momento naquele local(pelo menos por ser diferente). De repente vejo entrar uns jovens adolescentes com traços europeus, também eles não ficam indiferentes aquela agitação,qual o meu espanto(ou talvez não)quando os oiço falar português, são alunos de uma escola portuguesa aqui em Taipa o outro lado de Macau onde eu estou hospedado.Para eles tanto se lhes dá como se lhes deu, que ganhe o Obama ou o Mccain penso eu, mas eis que é o contrário, também eles se manifestam mas desta vez com desagrado ao verem Sara Pallin na TV, um deles olha e diz:está kota é mesmo Daaaaaaaaaaaaa o que me provocou um sorriso aberto e deu para perceberem que também falo a lingua deles, um mais atrevido pergunta-me where are you from?eu respondo Portugal, outro neste caso uma jovem,perguntou-me, e o Benfica(ganhou) disse-lhe, ela respondeu:fixe! e riu ao perceber a minha cara de desagrado prosseguindo para os colegas o kota é do Sporting de certeza, acertou. Falando Mandarim lá se entenderam com a empregada e levaram cada um o seu gelado, despediram-se de mim com um boa tarde e boa estadia.Regressando aos locais continuavam entretidos com o discurso do senador Obama, fecham a Cara quando o pivô do jornal diz que o encerramento fica marcado pela morte da Avó materna de Obama, alguns abanam a cabeça outros ficam espantados, isto não é bom, nada bom penso eu se calhar eles também, mas o que interessa é que estamos todos com ele.Escrevo estas linhas no regresso ao hotel, onde vou descansar um pouco e em jeito eleitoralista em período de reflexão, aqui só amanhã a meio da tarde se sabem os resultados, mas aconteça o que acontecer Obama , marca para sempre a história da nação mais poderosa do mundo, um País de contrastes e diversidades que pode eleger um negro para a presidência.
A Vitória de Louis Hamilton no mundial de F1 pode ter sido o primeiro sinal de que as coisas estão mesmo a mudar e para melhor.Obrigado Hamilton, obrigado Obama pelas alegrias e esperança que nos transmitem, imita o Hamilton e ganha na última curva só tu tens mãos para esse bolide em derrapagem, ganhes ou não segue do Oriente um abraço do tamanho do mundo, África precisa de ti, o mundo anseia por ti, vai Obama Chance the World!

Sem comentários: