segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A cobardia é uma arma!

O Mundo do jornalismo em Portugal virou uma selva e os jornalistas estágiarios os macacos de estimação.
Soube à poucos dias que se continuam a cometer arbitrariedades, sem que os responsavéis sejam punidos.A última foi a expulsão de Liliana, uma jovem jornalista competente, sincera e que tem a particularidade de não se deixar levar pela cabeça dos outros.Liliana tem um Blog "Gosto e contra Gosto"onde expressou o seu desagrado por situações que a incomodavam, não identificando ninguém,Liliana foi julgada à boa maneira bolchevic por um tribunal de imbecis e puxa sacos que sentindo-se atingidos se apressaram a apontar o dedo à colega, atirando-a para a fogueira para servir a tara de um novo rico com tiques Bolchevics.Esses jornalistas de meia-tigela, cobardes e cinicos não passaram pela escola de Fernanda Mestrinho. Luís Marinho, Mário Zambujal,Artur Agostinho e outros mestres que em cargos de chefia não toleravam cobardes que para queimar os colegas se servem de todas as armas.Esses vermes não merecem o titulo de jornalistas, deviam ser bufos, se vivessem antes do 25 de Abril seriam uns fiéis servidores da censura, agentes da PIDE condecorados por Américo Tomaz.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Obama e o Mundo

OBAMA E UM ACTO DE CULTURA UNIVERSAL

Eu sempre me confundi na realidade com a utopia. Ou na insatisfação constante como forma quase de fingir felicidade na busca, na procura e imitação de coisas muito simples como o voar dos pássaros, o declinar do sol, o brilho das estrelas e o mistério das conchas que aconteciam com os meus pés à beira mar na areia. Sempre não me conseguindo encontrar com o paraíso do infinitamente bom e infinitamente belo para todos, quase desinfinitando a morte que é o único lugar infinito mas parte da vida, o infinitamente belo que até poderia ser um contraste com o infinitamente bom que sempre para mim ficaram sem ser, iguais à inexistência ou à infelicidade de não procurar mais nada, muito antes da nostalgia ou depois da saudade da morte.
Afinal viver é também não imaginar aquilo que pode acontecer enquanto estamos vivos. Só que eu nunca pensei que em vida, para além de tanta coisa que estava, ainda que muito longe, mas no horizonte por detrás da noite e da nuvem, pudesse ainda ter vivido sonhos, porque a minha geração viveu sonhos depois de os ter sonhado no passa-palavra de muitos silêncios. E também viveu a morte de muita alegria triste.
Mas agora era demais. Numa data e hora em que um grande amigo meu fazia anos. Quatro de Novembro. Eu a telefonar-lhe e ele quase ou mesmo esquecido do seu aniversário por causa de OBAMA.
Era algo que nos tocava e falámos ao telefone. Porque era uma coisa que estava impensada no nosso tempo. A utopia tinha ultrapassado a nossa imaginação. Já não era tanto uma eleição ou uma vitória. Fazia semanas que vivíamos a novidade. Principalmente porque OBAMA falara mais ou menos que se mudarmos a sala podemos mudar a casa; e se mudarmos a casa podemos mudar a rua; e se mudarmos a rua podemos mudar a cidade; e se mudarmos a cidade podemos mudar o estado; e se mudarmos o estado podemos mudar o País; e se mudarmos o País podemos mudar o mundo. OBAMA, em gesto de sagrado, no discurso de Filadélfia, tirou o pé do tiro do reverendo Jeremiah Wright. Embora o reverendo tivesse razão mas era uma razão da memória e da injustiça. Uma razão sobre os que haviam sido negados como pessoas, deixando suor e sangue nas plantações de tabaco e açúcar. Uma razão que podia ser entendida como rancor.
Nesse discurso, OBAMA trouxe uma utopia ligando a jovem Ashley e um mais velho que estava ali por Ashley estar.
No dia e hora em que escrevo este texto ainda não sei se OBAMA ganhou. Mas não é tanto por isso que estou a escrever. É mais por causa do outro que nunca percebeu que eu existo e ele só pode ser também se deixar de estar assim para podermos ser todos.
OBAMA tem um significado do maior acto de cultura universal do início deste século. No século passado, quem tinha televisão ficou uma noite inteira à espera que um homem pisasse a lua.
Neste princípio de século, OBAMA conseguiu criar uma energia, um astral de muitas mãos inteiras pelo pensamento de pessoas de todas as partes do mundo, numa corrente parecida com uma constelação de paz sem fronteiras. E Isso é um acto de cultura que vai ficar.
Não importa que este Messias traga milagres. Importa é o milagre cultural de pôr uma boa parte do mundo inteiro a olhar para ele como um salvador e perder uma noite só a olhar para um televisor como se OBAMA fosse uma madrugada.
No século passado, foram à lua. Agora OBAMA parece que desceu da lua e chegou à terra.
No século passado foi Mandela.
Mas antes de Mandela, o reverendo Luter King já tinha orado que tinha um sonho. O reverendo foi assassinado por causa do sonho.
Mandela tornou realidade um bocado do sonho do reverendo. Por cima de tanta memória que sobrou para os blues.
OBAMA acrescenta mais um bocado de realidade ao sonho do reverendo.
Como Agostinho Neto deixou escrito:
E DO DRAMA INTENSO DUMA VIDA IMENSA E ÚTIL RESULTOU CERTEZA
AS MINHAS MÃOS COLOCARAM PEDRAS NOS ALICERCES DO MUNDO MEREÇO O MEU PEDAÇO DE PÃO.
manuel rui

domingo, 9 de novembro de 2008

Só os Nomes

Cá estou eu de novo a enviar mais uma crónica de Macau, antigo território Português na China.
Quando em 1999 Portugal entregou Macau ao governo Chinês, Portugal conseguiu manter a nossa língua como a oficial no território, o que na altura foi considerado uma grande vitória da diplomacia de Lisboa, mas afinal tudo não passa de uma utopia(Agora vocês dizem lá está o gajo a deitar abaixo)e estou, mas com verdade, aqui ninguém fala Português a não ser os portugueses que aqui vivem, ou as comunidades Africanas de expressão portuguesa ou Brasileiros, no hotel onde me encontro na ilha de Taipa ninguém fala Português, nos Restaurantes algumas ementas são em português mas os empregados nada entendem, aqui só os nomes das ruas nos lembram que Portugal já cá esteve de resto mais nada, vejo rrua Vasco da Gama, Dr.Mário Soares, Governador lbano de Oliveira e pouco mais.No futebol que liga Portugal ao paises de expressão portuguesa, ninguêm liga ao Benfica, Sporting ou FCP, mas se perguntarmos a alguêm se conheçe o Chelsea(aliás estou hospedado no hotel onde jogou na pré-época a equipa de Felipão).
A comunidade portuguesa, até por circunstâncias económicas está a crescer aqui no território e é imperativo que Lisboa tome medidas para que o Português seja de facto a lingua oficial neste território até porque no actual contexto esta pode ser uma base de negócios dos nossos empresários uma rampa de lançamento para a grande China aqui mesmo ao lado.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Agora sim, conseguimos!

Continuo a falar-vos de Macau, em plena praça do senado onde continua a decorrer a festa da Lusofonia.Hoje todos temos uma motivação especial, finalmente Obama presidente, ainda não estou em mim de contente e tenho medo de me exceder, mas a vitória de Barach Hussein Obama foi depois do nascimento dos meus filhos a coisa mais importante que assisti, até porque é histórico, estamos a assistir a mudanças históricas e só não vê quem não quer.Chegou a nossa hora e nesse papel Deus teve a sua influência, não consigo esquecer as imagens desta manhã, o lago de gente em Chicago e Jesse Jackson lavado em lágrimas é que hoje cumpriu-se o sonho, esta vitória é de Martim Luther King, ele que lançou as sementes para este sucesso.Mccain fez uma referencia importante, hoje a América está reconciliada com um dos momentos mais dramáticos da sua história, a escravatura!este foi na minha opinião o último combate entre negros e Brancos nos EUA ninguém ganhou, ninguém perdeu, ganhou o mundo Bem vindo Obama!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Visto do Oriente

Estou a escrever-vos de Macau em pleno hotel depois de saborear um belo caril num restaurante local onde logicamente os pratos principais são chineses.
Era o único não chinês no dito restaurante, quase tasca, que despertou alguma curiosidade nos locais diria mesmo simpatia o que me deixou intrigado devido à fama de arrogantes e pouco amistosos, que os chineses carregam à já vários anos.
Pura invenção, mas de um momento para outro eu percebi qual o motivo de tanta simpatia para comigo, não me conhecem da Televisão(risos) mas é por causa dela e ao olhar para a caixa que mudou o mundo reparo na figura que está a provocar sensação, era ele Barach Obama.Também aqui o Senador do Illinois conta com uma enorme facha de fãs eles agitam-se, tocam-se e riram-se ao vê-lo na TV, levantam o polegar em minha direcção em jeito de solidariedade o que me deixou no centro do barulho ou seja o homem do momento naquele local(pelo menos por ser diferente). De repente vejo entrar uns jovens adolescentes com traços europeus, também eles não ficam indiferentes aquela agitação,qual o meu espanto(ou talvez não)quando os oiço falar português, são alunos de uma escola portuguesa aqui em Taipa o outro lado de Macau onde eu estou hospedado.Para eles tanto se lhes dá como se lhes deu, que ganhe o Obama ou o Mccain penso eu, mas eis que é o contrário, também eles se manifestam mas desta vez com desagrado ao verem Sara Pallin na TV, um deles olha e diz:está kota é mesmo Daaaaaaaaaaaaa o que me provocou um sorriso aberto e deu para perceberem que também falo a lingua deles, um mais atrevido pergunta-me where are you from?eu respondo Portugal, outro neste caso uma jovem,perguntou-me, e o Benfica(ganhou) disse-lhe, ela respondeu:fixe! e riu ao perceber a minha cara de desagrado prosseguindo para os colegas o kota é do Sporting de certeza, acertou. Falando Mandarim lá se entenderam com a empregada e levaram cada um o seu gelado, despediram-se de mim com um boa tarde e boa estadia.Regressando aos locais continuavam entretidos com o discurso do senador Obama, fecham a Cara quando o pivô do jornal diz que o encerramento fica marcado pela morte da Avó materna de Obama, alguns abanam a cabeça outros ficam espantados, isto não é bom, nada bom penso eu se calhar eles também, mas o que interessa é que estamos todos com ele.Escrevo estas linhas no regresso ao hotel, onde vou descansar um pouco e em jeito eleitoralista em período de reflexão, aqui só amanhã a meio da tarde se sabem os resultados, mas aconteça o que acontecer Obama , marca para sempre a história da nação mais poderosa do mundo, um País de contrastes e diversidades que pode eleger um negro para a presidência.
A Vitória de Louis Hamilton no mundial de F1 pode ter sido o primeiro sinal de que as coisas estão mesmo a mudar e para melhor.Obrigado Hamilton, obrigado Obama pelas alegrias e esperança que nos transmitem, imita o Hamilton e ganha na última curva só tu tens mãos para esse bolide em derrapagem, ganhes ou não segue do Oriente um abraço do tamanho do mundo, África precisa de ti, o mundo anseia por ti, vai Obama Chance the World!