terça-feira, 1 de abril de 2008

Um Ex.Paraiso chamado Zimbabué

O Zimbabué é actualmente um dos exemplos de Nações falhadas ou estados Párias,com dirigentes corruptos, incompetentes e déspotas.O resultado das recentes eleições, mostra que o povo do Zimbabué quer mudança, quer banir do poder aquele que nos últimos 28 anos atirou o celeiro de África para a ruína e fome que ninguém acreditava.
Mas o que terá levado Mugabe ao descalabro e desespero?A invasão criminosa ás terras dos brancos e a alegada reforma Agrária lançou o País na miséria, Mugabe chegou 20 anos atrasado pois a reforma deveria ter sido feita na altura da independência e as terras entregues à maioria negra, mas só aqueles que a soubessem trabalhar, para mim a presença dos fazendeiros brancos no país é benéfica, mas enquadrada numa politica agricola de interesse para as necessidades da maioria negra, mantendo o Zimbabué como o celeiro do continente mas não, Mugabe entregou as terras à uma clique militar, para que estes o mantenham no poder, os mesmos que o irão trair, levando Tsvangirai ao poder.Mas não podemos esquecer que Mugabe é o pai da nação e aconteça o que acontecer os Zimbabweanos terão sempre em Mugabe o primeiro chefe de Estado de um Ziimbabué governado pela maioria negra,mas é hora de mudança e agora, aqueles que o apoiaram no golpe de Estado dado pelo ditador, querem retira-lo, mais uma vez o monstro comeu o criador que será necessário para o retirar do poder,outra invasão?!Que Deus proteja o Zimbabué.

1 comentário:

uaMatidjuane disse...

SOBRE ZIMBABUÉ E MUGABE ou “Zimbabué do Ganso-bravo” (por JC)

Jornal Autarca da Beira - (Aruâgua kuSena) Moçambique - 08 de Agosto de 2006.(2ªedição)

coluna DIALOGANDO
por João CRAVEIRINHA (JC)
(Analista e Jornalista moçambicano cidadão da afro-lusofonia e do mundo)

AMICUS PLATO,
SED MAGIS AMICA VERITAS

Traduzido o antigo provérbio latino em subtítulo, quer dizer que …” Tenho amizade por Platão mas sou mais amigo da Verdade!”…
Mesmo o grande filósofo grego, Platão (427-347 a.C.), não era superior à verdade. Platão, aluno do Mestre Sócrates, até hoje é um dos pilares da filosofia – A Arte de Pensar! No entanto não basta ter-se um grande nome para impor uma doutrina. E passaram-se mais de 2400 anos. E estamos a falar da evolução do pensamento humano universal!
_______________
Primeira edição no jornal Correio da Manhã de sexta-feira 16 de Janeiro de 2004, mas continua actual.
________________________________

SOBRE ZIMBABUÉ E MUGABE

AFINAL O QUE FALOU DESMOND TUTU?

…"If we are seemingly indifferent to human rights violations happening in a neighbouring country what is to stop us one day being indifferent to that in our own?

No dia 15 de Janeiro de 2004 fez exactamente um mês menos um dia que o Bispo de Joanesburgo, Desmond Mpilo TUTU, e antigo arcebispo de Cape Town, proferiu uma declaração enviada pelo seu gabinete à imprensa no dia 16 – …” in a statement released by his office”…– contra Thabo Mbeki e por “anexo” contra Joaquim Chissano e outros líderes africanos que pedem a readmissão do regime de Mugabe na COMMONWEALTH. No seu depoimento Desmond Tutu afirmou ter ficado estupefacto – “baffled” – por essas posições pró Mugabe.

foto de
Robert Mugabe
______________
Nessa declaração o Bispo iria mais longe afirmando:
-…”Had the international community invoked the rubric of non-interference then we would have been in dire straits in our anti-apartheid struggle"(…)"We appealed for the world to intervene and interfere in South Africa's internal affairs. We could not have defeated apartheid on our own. What is sauce for the goose must be sauce for the gander too."…Traduzindo daria mais ou menos: …”Se a comunidade internacional tivesse invocado a rubrica de não interferência então nós estaríamos em apuros na nossa luta anti-apartheid”(…)”Nós pedimos ao mundo para intervir e interferir nos assuntos internos da África do Sul. Não teríamos derrotado o apartheid sozinhos. O que é bom molho para o ganso também é aplicável para o ganso-bravo”…Prosseguindo o bispo diria: -
…"If we are seemingly indifferent to human rights violations happening in a neighbouring country what is to stop us one day being indifferent to that in our own?"…(Se nós olharmos aparentemente indiferentes para as violações aos direitos humanos que acontecem no país vizinho o que impedirá um dia de permanecermos indiferentes a essas violações no nosso próprio país?) …

O Arcebispo Desmond Tutu foi laureado com o prémio Nobel da Paz em 1984 pelo seu combate contra o apartheid sobretudo nos anos 1970 / 80. O que apraz registar é o bate - boca político, mas sobretudo cívico,do Bispo Tutu criticando duramente as posições do presidente sul-africano …

foto de
Thabo Mbeki
______________

e do Moçambicano e de outros, é de
facto o registo dos protestos de dirigentes cívicos africanos contra dirigentes políticos também africanos.

foto de
Joaquim Chissano
______________

Está acontecendo História…uma nova página se escreve na História de África. Não mais a justificação das desgraças africanas para o colonialismo europeu ou branco se preferirem.

A desgraça é causada pelo próprio africano negro que perde a oportunidade histórica de mudar o rumo do seu destino assim como lutou desde a escravatura, colonialismo; luta política ou armada, até à independência.

Evidentemente sobra ainda o estigma da globalização para culpar. Mas se os dirigentes políticos africanos têm noção disso, que se redimam fazendo algo para o seu povo…

E o Zimbabué infelizmente tornou-se ainda mais notícia porque tem havido vítimas brancas e aí a Europa, América, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, não perdoam…

Vítimas são vítimas e os negros vítimas do nepotismo de Robert Mugabe e de seu grupo?

O mundo ocidental, em relação à tragédia do negro zimbabueano, paradigmaticamente, se reflecte na reacção de um português indígena, aqui a tempos em Lisboa, se referindo ao Zimbabué:
-…” Dos brancos tenho pena. Os outros, são pretos que se lixem!!!”…
Até à próxima…●

[Primeira edição no jornal diário Correio da Manhã de sexta 16 Janeiro 2004, na coluna TRIBUNA de João CRAVEIRINHA, secção de ARQUIVOS IMPLACÁVEIS (Novo Formato 1)]
2ª Edição no Autarca - Ano VIII – Nº 1129 Beira, Terça-feira, 08 de Agosto de 2006.
3ª Edição no semanário Magazine de Maputo intitulado, “Zimbabué do Ganso-bravo”. 26 Abril 2007 quinta-feira.